terça-feira, 23 de agosto de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS ALUNOS, PAIS DE ALUNOS E SOCIEDADE EM GERAL


Desde o dia 05 de agosto os professores da rede estadual de ensino do Ceará encontram-se em greve geral, mobilizando as escolas do interior e da capital. Não queríamos essa greve, porém com a proposta do Governador CID GOMES de alterar para PIOR o nosso plano de cargos, carreira e salário (PCCS), não tivemos outra opção a não ser a de pressionar o governo através da suspensão das atividades escolares, buscando garantir melhorias para a educação pública do Estado do Ceará. Trata-se de uma paralisação com adesão recorde, fato que demonstra a indignação da categoria do magistério.

AO VALORIZAR O PROFESSOR A EDUCAÇÃO É QUEM GANHA EM QUALIDADE

É fato que o professor ganha mal. Mas, além do bolso do próprio professor, quem mais é prejudicado com essa situação? Embora tal fato sempre seja ocultado por nossos representantes políticos, a resposta para o questionamento é muito simples: O ALUNO É O GRANDE PREJUDICADO.

ENTENDA A SITUAÇÃO: Ao remunerar mal as professoras e professores, o governo do Estado faz com que esses profissionais tenham que buscar novos locais de trabalho para complementar a sua renda mensal, que é baixa. É muito comum que o professor do Estado lecione também em escolas particulares ou em escolas municipais. Existem casos em que os professores chegam a trabalhar três turnos (manhã, tarde e noite), já que o valor pago em um único emprego é muito ruim. Dessa forma, o professor se sobrecarrega de atividades devido à grande quantidade de trabalho natural da profissão (estudar, preparar aula, preparar avaliações, corrigir avaliações, etc). Quando isso acontece o maior prejudicado é o aluno da rede pública, pois professoras e professores sobrecarregados não conseguem render todo o seu potencial, diminuindo, assim, a qualidade do seu trabalho em razão do cansaço ou mesmo pela falta de tempo para um bom planejamento de sua aula. Além disso, os professores da rede estadual do Ceará dispõem de apenas 8 horas aula por semana (400 minutos) para planejar as 32 aulas que ministra semanalmente. Isso dificulta que os professores preparem aulas diferenciadas, dinâmicas, mais atrativas e ricas em conhecimento para seus alunos.Apesar dessa situação o Governo CID GOMES se nega a cumprir a parte da lei do piso que estabelece que cada professor deverá ter 1/3 de sua carga horária destinada ao planejamento de suas atividades.

ALÉM DE REMUNERAR MAL, O GOVERNO PRETENDE PIORAR O PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIO. O ALUNO DA REDE PÚBLICA PERDE NOVAMENTE COM ESSA PROPOSTA IRRESPONSÁVEL DO GOVERNO CEARENSE:

A proposta que o Governo do Estado quer implantar desestimula os professores que já fazem parte da rede estadual a se especializar, fazer mestrado e doutorado, pois diminui substancialmente o valor da gratificação salarial pago pela qualificação do professor. Existem casos como o dos professores mestres e doutores em que o salário irá diminuir com a atual proposta do Governo CID GOMES se comparados com os da tabela salarial que já existe atualmente. Essa proposta imoral e descabida pode fazer com que os professores que já possuem maiores níveis de formação saiam da rede estadual de ensino do Ceará e façam concurso em outros Estados do país que valorizam professores especialistas, mestres e doutores. Ela também desestimula que no futuro, professores com mestrado e doutorado façam concurso para dar aula para os alunos do ensino médio público do Ceará, já que suas qualificações são ínfimas: R$ 90, 00 de gratificação para um especialista, R$ 181,00 para um professore com mestrado e R$ 272,00 para um professor com Doutorado. Com isso o Governo CID GOMES, nas entrelinhas, diz que os alunos da rede pública não precisam de professores com maior qualificação.

Ao mesmo tempo em que o Governo pretende desestimular a permanência e a entrada de professores pós graduados na rede estadual, a Secretaria de Educação do Ceará permite que as CREDES contratem professores temporários que ainda estão no último ano da faculdade para lecionar para os alunos do ensino público. Ou seja, esse governo não quer professores qualificados nas salas de aula do Ceará, trabalhando em prol dos filhos da classe trabalhadora, mas permite que os professores ainda em vias de formação ensinem ao aluno da escola pública. Essa medida do Governo demonstra algum tipo de compromisso real com a educação pública?

EDUCAÇÃO TEM QUE SER PRIORIDADE: Os cofres públicos do Estado do Ceará nunca estiveram tão cheios. Ano após ano, nesses cinco anos de Governo CID GOMES o Estado tem batido recordes de arrecadação com impostos que nós, contribuintes, pagamos. Portanto, dinheiro para a educação existe, o que falta é compromisso do Governo em torná-la prioridade.

TODO APOIO É FUNDAMENTAL: Pedimos o apoio de nossos alunos, dos pais dos nossos alunos e da sociedade em geral, nessa luta por melhorias nas condições de trabalho docente no Estado do Ceará. A Lei do Piso Salarial, pela primeira vez na história da educação brasileira, criou a oportunidade real de melhoria nas condições do trabalho do professor brasileiro. PORÉM, o Governo CID GOMES insiste em burlar a lei, prejudicando toda a classe dos professores e a educação de um modo geral ao piorar o nosso plano de cargos carreira e salário. É importante que o Governo CID GOMES compreenda que garantir a valorização dos professores é, sem a menor sombra de dúvidas, uma das medidas necessárias para fortalecer a educação, que é a base de sustentação da sociedade, garantindo um ensino público gratuito com qualidade para população.

Judson Jorge da Silva

Professor do Ensino Básico da Rede Pública Estadual do Ceará

Mestre em Geografia - UFC

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