1) Introdução
Primeiramente, deixemos claro que existem duas comissões:
- A subcomissão de assuntos técnicos da negociação (nesse relatório, falaremos
apenas desta);
- A comissão de negociação (de agora em diante, chamá-la-
Maior”).
emos de “ComissãoO objetivo deste primeiro relatório é de repassar as informações resultantes das
primeiras reuniões da subcomissão técnica. Para facilitar a compreensão das mesmas,
abordaremos os seguintes tópicos prévios:
-Composição da subcomissão;
- Cronograma de reuniões;
- Objetivo dos trabalhos;
- Cronograma de repasse das informações trabalhadas.
a) Composição da Subcomissão
Os membros da subcomissão foram definidos quando da realização da primeira
reunião da
seis membros: André Carvalho, Reginaldo Pinheiro e Helano (representantes da classe dos
professores); Rotsen e Marta Emília (representantes da SEDUC) e Irineu Carvalho
(representante do Conselho do Fundeb).
Esta composição em menor número sustentou-se na necessidade de rapidez do
tratamento das informações solicitadas, assim como no caráter mais técnico dos membros que
a compõem. Ressalta-se, porém, que o grupo reduzido não implica que as informações e as
repercussões dos trabalhos desta subcomissão não serão apresentadas à classe dos
professores.
relatório e dos futuros seminários
“comissão maior” que sucedeu a suspensão da greve. Ficou, portanto, composta deApresentar e discutir essas informações são os objetivos principais deste.b) Cronograma de reuniões
As primeiras reuniões ocorreram nos dias 11, 14 e 18 de outubro. O cronograma da
subcomissão encaixa-se entre as reuniões da comissão maior justamente para colher as
informações necessárias e trabalhá-las visando a obter uma base que possa repercutir em
números aquilo que é deliberado nas reuniões
segundas e sextas). Essa metodologia é desenvolvida, também, através de duas reuniões
adicionadas ao trabalho encaminhado a cada um dos membros no espaço de tempo entre
elas.
da “Comissão Maior” (estas são realizadas nasc) Objetivo dos trabalhos
A subcomissão tem o objetivo de construir uma base sólida de análise do Orçamento
da Educação, subdividido em pessoal (magistério, administrativo, inativos), custeio e
investimento. Para tanto, ela precisa de muitos dados, principalmente no âmbito de despesas
com pessoal.
Os dados de pessoal são resumidos em
meses do ano, divididas entre pessoal ativo e inativo e também em magistério e
administrativo, além da necessidade de analisar-se uma
chegar-se ao número de professores por referência do atual plano de carreiras.
Já os demais dados, serão extraídos de relatórios contábeis. Estes nos darão as reais
informações de despesas com custeio e investimento.
Uma vez produzidos esses quadros, a subcomissão estará apta a continuar as
simulações dos impactos decorrentes das diretrizes da negociação estabelecida entre
Professores e Governo do Estado.
folhas de pagamento sintéticas de todos osfolha de forma pormenorizada parad) Cronograma de repasse das informações solicitadas
As informações solicitadas serão trabalhadas pela subcomissão e apresentadas em
seminários através do assessor técnico da APEOC. O cronograma dessas apresentações está
sendo definido.
2) Resultados dos trabalhos da subcomissão
Na primeira reunião da subcomissão
dados:
a) Folha de pagamento dos profissionais do magistério de julho de 2011,
identificando-se os ativos e os inativos assim como os professores temporários;
Destas informações, resultaram dois produtos: o número de professores por
referência (ANEXO 1) e o resumo da folha de pagamento por proventos dos
inativos e dos ativos (ANEXO 2).
b) Número de turmas existentes;
Destas informações, resultará, ao fim desta semana, o trabalho de impacto da
implantação de 1/3 da jornada para o planejamento pedagógico.
, foram repassados pela SEDUC os seguintesNa segunda reunião
necessitou de contatos com SEFAZ e SEPLAG além da necessidade de alinhar os impactos
repercutidos das propostas da APEOC e do CEACS FUNDEB entre os membros da subcomissão.
Além da preparação desses impactos, foi realizada uma palestra de nivelamento de
informações sobre o FUNDEB e a Lei do Piso que seria apresentada na reunião seguinte da
, a questão do repasse de informações foi interrompida, pois se“Comissão Maior”.
maior”.
Ressalta-se que foi reforçado o pedido do restante dos dados à “comissãoOs impactos proporcionados pelas repercussões realizadas também estarão
disponibilizados no ANEXO 3.
Na terceira reunião
orçamentárias em: pessoal, custeio e investimento; calcularíamos os impactos das mesmas
propostas para o ano de 2012; e faríamos a apresentação do impacto de implantação da
jornada de 1/3 para o planejamento pedagógico.
Para responder ao primeiro ponto, foi necessário o envio de exemplos de relatórios
para que a SEFAZ respondesse analogamente a estes (estamos no aguardo desta resposta). Os
cálculos dos impactos para 2012 já estão sendo realizados e serão apresentados na próxima
, ficou decidido que evoluiríamos na separação das despesasreunião da “comissão maior”, assim como o impacto da imp
planejamento pedagógico.
Os resultados destes cálculos também serão apresentados nos próximos relatórios.
lantação de 1/3 da jornada para
Está parecendo mais uma enrrolação,ganhando tempo para não cumprir o prazo de 30 dias,pedir mais tempo e os professores desistirem de volta para a greve.
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