terça-feira, 15 de novembro de 2011

FARSA DA APEOC

Companheiros e companheiras de luta. O artigo abaixo, retirado do site da apeoc, é uma farsa. Estive pessoalmente nesta assembleia e a coisa não se processou bem assim. Primeiro, chegamos no Ginásio Aécio de Borba 14:45h, e já havia uma confusão, pois os seguranças só permitiam a entrada de quem estivesse com contra-cheque na mão. Havia uns 60 alunos da Escola Polivalente de Fortaleza desejando entrar e assistir a assembleia, assim como pais de alunos. Houve tumulto e 20 minutos depois os portões foram abertos ao público em geral.
Depois, ocorreram discursos defendendo a manutenção da greve. Quando um representante da direção da apeoc sugeriu que a greve fosse suspensa até ocorrerem seminários pelo interior o clima pegou fogo, pois ninguém aceitou. Para a direção da apeoc, o dia 21 seria para nova assembleia para decidir sobre a greve. Isso foi posto como sendo uma decisão do comando de greve que havia se reunido pela manhã. Depois de vários discursos, o professor Macarrão (aquele que teve o cabelo puxado na assembleia legislativa) explicou que na reunião do comando de greve a apeoc nem pensava em colocar em pauta a manutenção ou suspensão da greve. Para a diretoria a greve estava acabada.
Foi um tumulto. Vaias e gritos. Os alunos ensaiaram palavras como palhaço, referindo-se ao presidente da apeoc, Anísio. Muitos professores defenderam pró e contra a greve. Foi feita a votação e a maioria decidiu pela manutenção imediata da greve.
Depois os representantes da OAB explicaram que a decisão era da assembleia e que iriam apoiar juridicamente no que fosse possível. Quanto ser nova ou a mesma greve, disse o representante da OAB que a decisão cabia aos tribunais, como eles entendiam a questão. Não cabia aos professores decidir neste momento.
Foi quando o presidente da apeoc falou que o sindicato era responsável e pediu que a paralisação não se iniciasse de imediato, pois temia processos de exoneração contra os professores grevistas. Pediu um prazo até o dia 21 para rever juridicamente a questão. Houve vaias e protestos, mas não houve uma reação muito forte da assembleia.
A assembleia terminou mais de 18h. Quando cheguei na pousada fui direto para a internet, lá pelas 19h, e já vi que a apeoc tinha publicado um ensaio do que está escrito no artigo abaixo. O artigo com certeza já estava pronto antes mesmo da assembleia. E O DIA 25, COMO ESTÁ NO ARTIGO NEM FOI FALADO NA ASSEMBLEIA.
Essa do dia 25 é invenção da apeoc. Esse número não foi nem lembrado. Para confirmar tais informações, temos como testemunhas dois outros professores que estavam presentes, a profa. Vanusa e o professor Jorge Luís, ambos da Escola Maria Amélia. E a própria CREDE tinha alguns representantes que foram lá participar da assembleia, que contava com mais de 3 mil pessoas.
Vi assim que cheguei na pousada que os jornais jangadeiroonline e diariodonordesteonline noticiavam falas do presidente da apeoc informando que os professores haviam aceito a proposta do governo e terminado a greve.
Em nenhum momento a greve foi encerrada. E essa decisão de terminar a greve e começar outra foi uma decisão posterior, no sábado dia 12, decisão unilateral da diretoria da apeoc.
É por essas que temos que manter pelo menos um representante nosso nessas assembleias. Para sabermos o que aconteceu de verdade. Não pude atualizar o blog antes por que não levei a senha.
Conversei com representantes de zonais e alguns professores de mais de um lugar. Eles informaram que não há um único professor satisfeito com as propostas do governo, mas que nem todos se sentem motivados a fazer uma nova greve. Se a paralisação ocorrer será menor do que a inicial.
Mas muitas surpresas ocorreram durante essa greve. Ninguém imaginava que iria acontecer tanta coisa. Mas aconteceu.
Raimundo Nonato Chaves Junior,
Administrador do nosso blog, o blog dos professores.




2 comentários:

  1. Dia 21/11/11 vamos de fato paralisar ou não?

    ResponderExcluir
  2. De fato o que vi noticiado nos jornais e na TV logo após a assembleia não falava em nenhum momento do dia 25. Mais uma manobra da Apeoc em cima de nós professores.

    ResponderExcluir