O deputado estadual Ronaldo Martins(PRB), com o apoio de alguns de seus pares, classificou como “covarde”, a divulgação, nas redes sociais e nas escolas estaduais, de um cartaz com os nomes e as respectivas fotos dos parlamentares(34) que votaram, mais uma vez, contra os professores e professoras da rede estadual. O projeto de lei( já transformado em lei), de iniciativa do governo estadual, divide o magistério estadual em dois segmentos: profissionais com nível médio(apenas 1,36%) e profissionais com nível superior(98,64%).
O real objetivo do governo Cid Gomes, com o apoio da ALCE( Assembléia Legislativa do Ceará), é impedir que os reajustes anuais do PSNP(Piso Salarial Nacional dos Professores), estabelecido pela Lei do Piso(11.738/08), contemplem a categoria como um todo.
É por demais importante lembrar como foi açodada a tramitação de tão nefasto projeto de lei. Em menos de uma semana, a ALCE fez a apreciação (mera força de expressão) e transformou em lei, com 34 votos a favor e, apenas, 4 votos contrários, o ditame do governador Cid Gomes.
Os senhores e senhoras parlamentares, utilizando-se de uma desfaçatez e um cinismo incomensuráveis, querem ludibriar a sociedade cearense, quando afirmam terem votado a favor dos educadores e educadoras estaduais. Além do mais, nos rotulam de “covardes” por termos disseminado os nomes dos serviçais do Palácio da Abolição. Contudo, o que é mesmo ser covarde?
COVARDE- É quem, quando das campanhas eleitorais, promete melhorias à população, que irá defendê-la no parlamento, que irá votar só em projetos que lhe tragam benefícios reais e aliviem o seu sofrimento. Quando eleito, rasga-se as promessas, alinha-se reptilicamente (com o devido respeito ao animais) ao governo de plantão, faz conchavos com lobistas e engendra uma série de falcatruas para se apoderar dos recursos públicos, oriundos, geralmente, dos mais sofridos e desprovidos de serviços públicos de qualidade.
COVARDE- É quem se omite de exercer a vigilância e a fiscalização dos recursos públicos, seja por comissão, omissão ou conivência. Cadê a coragem dos parlamentares para esclarecer os desmandos com os recursos destinados à construção de kits sanitários em alguns municípios ,que beneficiaria, sobretudo,pessoas que vivem na extrema miséria?
COVARDE- É quem chama o Batalhão de Choque para violentar professoras e professores e ainda, por cima de tudo, assistiu a dantescas cenas com indisfarçável e doentio sadismo.
COVARDE- É quem utiliza um deplorável foro privilegiado para orquestrar e perpetrar uma série de atentados ao ordenamento jurídico nacional e ter a convicção da sua impunidade.
Enfim, quem é mesmo covarde? Quem luta por seus direitos publicamente ou quem se utiliza do condenável mimetismo social, em especial durante o processo eleitoral, quando os “lobos” se ornam de “cordeirinhos” para enganar os mais incautos?
Obs: me desculpem os ambientalistas, mas só citei os animais aqui por mera metáfora!
Prof. Francisco Duarte
Crato-CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário